Rotary Club de Vila Real

Rua do Rossio, Bloco A1, R/C Sala B 5000-620 Vila Real

Reuniões: 5ª feiras às 21:30 na Sede do Club

Início do Ano Rotário 2023/2024

Iniciou-se no dia 1 de julho, mais um ano rotário! O lema rotário “Imagine o Rotary” deu lugar ao lema “Crie Esperança no Mundo”!

No Rotary Club de Vila Real, o conselho diretor presidido pela Comp.ª Marta Sousa, dá lugar a uma nova equipa presidida pelo Comp.º José Pinto.

A respetiva cerimónia de transmissão de tarefas ocorreu no passado dia 25 de julho, de forma conjunta com os clubes rotários de Lamego e Régua, conforme tradição, desta vez no concelho do Peso da Régua, mais propriamente em Canelas. No RC Régua o Comp.º António Pereira transmitiu a presidência ao Comp.º José Fidalgo e no RC Lamego a Comp.ª Cristina Monteiro transmitiu os comandos do clube ao Comp.º Jorge Sousa.

A Transmissão de Tarefas contou com mais de uma centena de companheiros, amigos e familiares que se associaram a esta cerimónia, entre os quais o Governador do Distrito 1970, José Alberto Oliveira, o Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, e companheiros oriundos dos clubes rotários de Amarante, Barcelos, Chaves, Lamego, Mirandela, Peso da Régua, São João da Madeira, Valpaços e Vila Real.

Na sua intervenção, José Pinto salientou que, apesar de ser um desafio, é simultaneamente uma grande honra ser rotário e, sobretudo, um privilégio presidir um clube com 57 anos de história, com tantos projetos concretizados e com grandes momentos de companheirismo vividos dentro do clube e com tantos outros clubes rotários!

Para além das transmissões de tarefas entre os referidos clubes rotários, realizou-se também a transmissão de tarefas do Interact Club de Vila Real, com a presidente cessante Raquel Lopes a transmitir os comandos do clube ao presidente entrante Miguel Encarnação.

Foi também assinalado o início do ano rotário do Rotaract Club de Vila Real, recém criado e liderado por Afonso Oliveira.

No RC Vila Real, o ano que agora termina foi repleto de iniciativas e desafios, em que o foco foi desenvolver projetos que fossem de encontro às necessidades da comunidade de Vila Real e continuar o legado de apoio de projetos rotários internacionais, como o combate à poliomielite.

Nada seria possível sem apoio de várias entidades locais, tais como a Câmara Municipal de Vila Real, dos Clubes amigos e de tantos outros que acreditaram que seria possível passar da imaginação à ação.

Realça-se a dinamização do Interact Club de Vila Real e a criação do Rotaract Club de Vila Real, concretizando assim o envolvimento dos nossos jovens no movimento rotário e nos valores que lhe estão associados.

O lema do Rotary “dar de si antes de pensar em si” foi sentido e vivido por muitos neste ano rotário. O conselho diretor cessante agradece a todos que trabalharam com o RC Vila Real e acreditaram que as mudanças que podemos causar em cada um de nós, nas nossas comunidades e no mundo inteiro podem tornar o mundo melhor, um mundo onde a ação do Rotary possa criar esperança no mundo.

O conselho diretor deste novo ano rotário é presidido pelo Comp.º José Pinto e que tem como vice presidente a Comp.ª Isabel Cabral, como past presidente a Comp.ª Marta Sousa, como secretário o Comp.º Pedro Pinheiro, como tesoureiro o Comp.º Ricardo Santos e como diretor de protocolo o Comp.º Luís Guimarães.

Esta equipa aposta, sobretudo, na continuidade das excelentes ideias, projetos e rubricas criadas, com muito mérito, pelos anteriores conselhos diretores e assegurar condições de prossecução da sua ação pelas futuras equipas!